Resumo do Projeto

A finalidade desse instrumento é facilitar a disseminação de informações relacionadas ao projeto Gesplan e resultados obtidos tais como, artigos, relatórios e sistemas para a comunidade em geral.

O projeto é fruto de uma parceria entre a DEAP – Divisão de Engenharias da Avaliações e de Produção do INT Instituto Nacional de Tecnologia, LabFuzzy Laboratório de Lógica Fuzzy e TGL Núcleo de Estudos de Tecnologia, Gestão e Logística ambos da COOPE/UFRJ.

Os trabalhos são um desdobramento do projeto FAPERJ – E26/110.322/2007 “Gesplan – Desenvolvimento de um protótipo de sistema adequado ao planejamento mestre da produção com mecanismos inteligentes de apoio na decisão.”

O objetivo deste projeto foi o de desenvolvermos um protótipo de sistema que permitisse ao gestor, definir com mais facilidade e flexibilidade planos mestres que atendessem satisfatoriamente aos objetivos estabelecidos pela empresa.

A ferramenta que implementamos permite incorporar no processo de tomada de decisão os aspectos subjetivos, conflitantes e carregados de imprecisão, característicos do problema tratado. Para conseguir esse resultado, combinamos a facilidade e a praticidade decorrentes do uso de simulações “what if”, com o ferramental oferecido pela abordagem baseada nos Sistemas de Inferência Fuzzy (SIF).

Um interessante subproduto decorrente desta linha de trabalho principal foi a utilização, sob a forma de uma espécie de “tollbox”, dos algoritmos relativos à modelagem fuzzy que empregamos no escopo do software de apoio a decisão.

Desta forma poderemos disponibilizar o mesmo ferramental para uso nos demais projetos do INT e COPPE ou ainda nas atividades didáticas relacionadas ao tópico da Inteligência Computacional.

A análise sobre a viabilidade e adequação do uso de Sistemas Baseados em Regras Fuzzy no planejamento da produção, conforme implementamos aqui, foi executada originalmente por um pesquisador do INT – no âmbito de sua pesquisa de tese – e orientada pelos professores da COPPE que coordenam esse projeto (ARRUDA,2006).

Para efetuar essa análise, na ocasião do trabalho de tese, projetamos, sob forma de simuladores, os algoritmos necessários para a resolução do problema com o auxílio de um ambiente computacional de modelagem matemática, o software MatLab.(ARRUDA,MARTINS & CONSEZA 2006) e (ARRUDA,2007).

No decorrer da atual pesquisa, implementamos estes algoritmos empregando lógica fuzzy, independente de um software proprietário, no escopo de um Sistema de Gestão Integrada convencional voltado para a atividade de planejamento mestre, desenvolvido inteiramente em uma linguagem de programação de alto nível adequada a este fim. Desta forma chegamos a uma solução inteiramente desenvolvida a partir do emprego de softwares livres, que pode ser usada tanto no processo de planejamento mestre, como no treinamento de gestores no emprego dessa tecnologia de gestão. Adicionalmente o Sistema pode ser usado também como instrumento didático para disseminar a modelagem de problemas empregando a lógica fuzzy, ou ainda em outros projetos do INT ou da COPPE, aproveitando a infraestrutura elaborada para uso dos algoritmos fuzzy neste projeto, vide Arruda el al.2012.

© 2014 Gesplan